domingo, 28 de outubro de 2007

Insólitos...

Depois da controversa lei sobre a "paridade" entre homens e mulheres, só faltava mesmo isto.
Onde andarão as feministas portuguesas...

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Pseudo Artistas

Vi á bocado a notícia na TV de que um "artista" Sul Americano, resolveu prender um cão numa galeria de arte, sem qualquer tipo de alimento, para que as pessoas o vissem, no entanto ninguém, nem o próprio "artista" o alimentasse. Desnecessário será dizer que o cão morreu na galeria.
A mensagem a passar, segundo uma frase escrita na parede com ração de cão, pelo "artista", seria sobre a apatia da sociedade face ao seu redor, sobre a inércia de fazer algo, presente actualmente nas sociedades.
No entanto, por mais nobre e verdadeira que seja a mensagem, não neutraliza este acto macabro, dotado de certos requintes de malvadez, e que deve por isso ser repudiado por toda a sociedade, e comunidade artística.
Com esse objectivo, circula na Internet uma petição para que o autor não participe em mais eventos culturais.
Quem, como eu, entender que esta pessoa não mais merece ser conhecida como artista pode assinar aqui.

Imagens...

Foto: National Geographic

Artes...

A arte da "diplomacia" deveria ser de aprendizagem obrigatória na escola primária, pois ir-nos-á fazer muita falta, mesmo que não representemos nenhum estado.

sábado, 13 de outubro de 2007

Frases...

"Há uma única religião, embora haja centenas de versões da mesma."

Autor: Bernard Shaw

"The Tudors"

A RTP passou durante esta semana, os dez episódios da série, supostamente histórica, "Os Tudor".
Gosto muito de séries históricas, e costumo ver tudo quanto passa na TV com essa temática, desta vez não consegui ver tudo, pois os horários em que foi passada não são para quem já não está de férias...
Mas do que vi, diga-se em favor, tem qualidade em tudo, menos no rigor histórico. Ou muito me engano, ou o nosso rei D. Manuel I nunca se casou com nenhuma inglesa, que depois, com uma almofada o matou... Este é um exemplo, mas toda a série peca um pouco pela falta de rigor histórico, e tá excessivamente romanceada, com um enredo, que do que não tem origem histórica, parece quase retirado de uma telenovela (não desprestigiando as ditas). Eu entendo, que para enredos históricos, em filmes e séries, se tenha de se romancear, para dar um sentido ao enredo, para além dos factos históricos, por vezes poucos, que já se conhecessem, mas aqui exagerou-se...
Para finalizar, apenas um reparo, quando vi o título, pensei tratar-se de uma série que faria o encadeamento entre os vários monarcas Tudor, pelo menos desde Henrique VIII, até Isabel I a última da dinastia, mas não, parece que o objectivo ali era apenas Henrique VIII e Ana Bolena, nada mais...
*A RTP, faria melhor se fizesse mais uma das, já boas, séries históricas que tem feito, sobretudo com Moita Flores, mas não só. E com bons enredos retirados da história de Portugal.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Galerias romanas de Lisboa...

Lá se foi às galerias romanas de Lisboa, apesar da chuva e de muitas horas de espera...


Ao que parece, as galerias seriam um criptopórtico, ou seja, uma estrutura subterrânea que serviria para estabilizar e nivelar as superfície fracas, húmidas e irregulares, permitindo que acima se construíssem grandes edifícios públicos.






Fotos: SBrito