sábado, 26 de janeiro de 2008

Gostava de saber...

Desde pequeno que aprendi a jogar às cartas com cartas Espanholas, eram cartas que segundo ouvia dizer já eram do tempo dos meus bisavós, e portanto pelo menos do inicio do século XX, durante muito tempo nem sabia jogar com as outras, as ditas "portuguesas", mas que vejo serem comuns a bastantes países.
E hoje em dia, tirando familiares, nunca ouvi falar a ninguém de cartas espanholas.
Pergunto-me se as cartas espanholas serão espanholas e não ibéricas, e sendo as que comummente vemos, portuguesas. Ou se não será mais uma das características do povo a ocidente da península, que de vez enquando gosta de importar "cultura" e outras coisas mais da Europa transpirenaica.
Muito me admira que no universo das cartas "comuns", a Espanha seja uma estaca entre Portugal e o resto da Europa, não seriam as cartas "espanholas" ibéricas?
Não tem a mínima importância, mas por acaso, tenho curiosidade com este tipo de coisas.




*Por vezes já tenho referido que gosto de jogar com cartas "espanholas", e vejo olhares como se tivesse a cometer um crime lesa pátria... Acho piada.